coisas geladas Em qualquer canto do país, refrescar a garganta no verão é uma questão de sobrevivência. Como é inútil lutar contra o termômetro, o jeito é remediar liquidando a sede. A água, pura e simples, sempre vai bem. Mas há outras boas opções saídas dos freezers dos bares e das barracas de água de coco espalhadas pelas praias. Também os picolés, singelos em sua fórmula, não ficam atrás no gosto popular.
Para a lista ficar ainda mais gelada, some outras duas sugestões: milk-shake e smoothie. Ambas podem ser preparadas no liquidificador. E nem precisa ser um modelo top de linha para obter bons resultados. A chef Carole Crema, expert nesse tipo de batido, explica que as lanchonetes e sorveterias usam máquinas específicas, que batem e gelam simultaneamente o líquido. No entanto, para o preparo caseiro, o bom e velho liquidificador não faz feio. É provável que as texturas não saiam perfeitas, fiquem menos cremosas do que deveriam, mas não há prejuízos no sabor, diz Carole.
De ingredientes e preparo igualmente fáceis, esses batidos guardam algumas diferenças importantes. Vamos a elas.
Milk-shake: sorvete + leite
Ok, não há muito segredo nessa mistura. A fórmula quase elementar de sorvete batido com leite faz sucesso com ou sem calda para decorar. Sua consistência é densa e cremosa por causa do sorvete, geralmente feito à base de muita gordura. É, portanto, uma bebida calórica e substanciosa. Mas nem sempre foi assim. No século XIV, quando os chineses já faziam sorvetes de vários sabores, adicionavam neve, leite e suco de frutas. Depois disso, o explorador Marco Polo levou a ideia para a Itália e, dali, o sorvete tal qual conhecemos hoje seguiu viagem para o resto do mundo.
Smoothie: frutas + frozen yogurt ou sorbet
A bebida nasceu nos Estados Unidos nos anos 70 e, no início, consistia de suco de uma fruta batido com outras frutas frescas. Na década de 1990, transformou-se numa bebida mais encorpada, feita com frutas congeladas, frozen yogurt (sorvete de iogurte) ou sorbet (sorvete à base de água).

Postado por Unknown quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
|

0 comentários

Postar um comentário

Receba as receitas